Programa Conexões Urbanas do Multishow reapresenta série especial que destaca fragilidade no controle de fronteiras
jan
2013
Programa Conexões Urbanas do Multishow reapresenta série especial que destaca fragilidade no controle de fronteiras
O Analista-Tributário Egídio Davies foi um dos entrevistados da série e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo servidores e da falta de efetivo para a fiscalização das fronteiras
O programa Conexões Urbanas, exibido pelo canal Multishow, está reapresentando a série especial que trata da fragilidade no controle de fronteiras. A série retrata as dificuldades enfrentadas por Analistas-Tributários, Agentes da Polícia Federal, da Força Nacional e Forças Armadas para combater o tráfico de drogas, o contrabando de armas, munições e mercadorias que entram no País por vários pontos da fronteira. O trabalho do Sindireceita continua repercutindo e orientando a mídia. O programa Conexões Urbanas, do canal Multishow, também apostou na denúncia do abandono das fronteiras brasileiras, trabalho inédito que o Sindireceita distribuiu para a imprensa em 2011 e 2012 e disponibilizou para toda sociedade com download do livro “Fronteiras Abertas – um retrato do abandono da aduana brasileira”.
O programa é apresentado pelo coordenador Executivo do AfroReggae, José Junior, que revela também as consequência sociais para o País provocadas pela falta de controle nas fronteiras. O Analista-Tributário Egídio Davies foi um dos entrevistados da série e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo servidores e da falta de efetivo para a fiscalização das fronteiras. Também foram entrevistados o ex-comandante Militar da Amazônia General Augusto Heleno, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Pontes e o juiz federal Odilon Oliveira, que por conta de sua atuação contra o crime organizado no estado do Mato Grosso do Sul recebe proteção permanente da Polícia Federal, além de outros servidores públicos e autoridades.
A equipe do programa acompanhou várias ações da Receita Federal e da Polícia federal para apreender contrabando em diversos pontos da fronteira brasileira
O Conexões Urbanas reforça os problemas causados ao País pela falta de fiscalização nas fronteiras e os reflexos da entrada de armas, munições e drogas para a segurança pública nas cidades. José Júnior e a equipe do programa acompanharam várias ações da Receita Federal e da Polícia federal para apreender contrabando em diversos pontos da fronteira brasileira. A série também revela a falta de estrutura para controle aduaneiro em cidades como Tabatinga/AM, que fica na tríplice fronteira Brasil-Perú-Colômbia, considerada uma das portas de entrada de cocaína no País.
Assista o primeiro episódio – Fronteiras: o epicentro dos problemas
Assista o segundo episódio – Operação contra o contrabando
Assista o terceira episódio – Brasil x Colômbia: igualdades e diferenças